Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



De um tal Mayo, astrólogo, auto denominado Sarrabal da Ajuda, recebemos hoje uma gentil mensagem por email, que transcrevemos:

 

‘’Caros amigos Elmano d’Argus e M. Castro Nunes.

Não poderia deixar de vos enviar cópia de uma notícia que, de acordo com o que me foi revelado, será publicada no próximo dia seis de Fevereiro pelo Correio da Manha.

 

‘’Última hora.

O Correio da Manha soube de fonte fidedigna e bem informada que o Estado Português deu ordem à reputada leiloeira Christie’s para suspender a apresentação em leilão, nos dias 4 e 5 de Fevereiro, de oitenta e cinco pinturas de Joan Miró, pertencentes ao extinto espólio do BPN.

De acordo com declarações do Secretário de Estado da Cultura Barreto Xavier, a decisão foi tomada após a análise de uma petição que solicitava a conservação das pinturas em Portugal, que conquistou a adesão das mais reputadas personalidades portuguesas da área da cultura.

Assim sendo, o Estado Português, através do Ministro das Finanças e do Gabinete do Primeiro Ministro, ordenou a imediata recolha das pinturas e o seu regresso a Portugal, onde darão de novo entrado num cofre da Caixa Geral de Depósitos, de onde teriam saído no fim do ano de 2013 para Londres e onde aguardarão decisão do Secretário de Estado da Cultura acerca do seu futuro destino, sendo, de acordo com Barreto Xavier, provável que sejam instalados no Centro Cultural de Belém conjuntamente com a Colecção Berardo.

Ainda de acordo com declarações do Secretário da Estado, a Secretaria de Estado da Cultura procederá ao captivo de cerca de onze milhões de Euros no orçamento de cada uma das três Direcções Gerais, do Património Cultural, das Artes e do Livro, Arquivos e Bibliotecas, valor que entregará à PARVALOREM como suprimento do valor não realizado com a venda do activo.

As pinturas foram, ao que se sabe, carregadas hoje pela madrugada no Aeroporto da Portela, em várias camionetas que as transportaram para as instalações da Caixa Geral de Depósitos, no Campo Pequeno, sob forte escolta e aparato policial.

O Correio da Manha revela as primeiras imagens da ocorrência.’’

 

Esperando poder ser-lhes útil esta informação, ou conjectura, que tenho por certa.

 

As minhas saudações’’

 

Um sincero bem haja ao Sarrabal da Ajuda.

Autoria e outros dados (tags, etc)




MCN

foto do autor


Escreva-nos

oficinadalingua@gmail.com

Pesquisar

  Pesquisar no Blog







.


.